BioNatura

Blog criado para interagir com os alunos do ensino médio, abordando os temas Evolução, Ecologia e preservação do meio ambiente.

18 outubro 2006

EVOLUÇÃO – A AVENTURA DA VIDA

Como a vida começou na Terra? Muitos cientistas acreditam que os seres vivos originaram-se de substâncias químicas. Há milhões de anos, as reações químicas casuais criaram compostos que poderiam se autocopiar. A partir disso, começou uma forma de evolução que conduziu ao primeiro ser vivo de fato. A Terra já existe há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. O primeiro ser vivo apareceu, há aproximadamente 3,8 bilhões de anos. Desde então muitas formas vivas têm surgido e desaparecido, deixando fósseis como evidência da evolução.
A terra é habitada por milhões de tipos de seres vivos. De onde eles vieram? Durante séculos o homem tem tentado responder a essa questão. Observando os fósseis, podemos perceber que os seres atuais se desenvolveram lentamente, a partir de organismos intermediários e estes, por sua vez originaram-se de organismos mais simples. Através do tempo a evolução seleciona os seres vivos, preservando as espécies mais adaptadas. O desenvolvimento de características especiais, como flores perfumadas, formas aerodinâmicas ou cores de advertência, permitiu a adaptação dos organismos ao meio.
A Terra abriga uma notável biodiversidade, com milhões de espécies de seres vivos vivendo nos mais variados ambientes que compõem a biosfera. A teoria da evolução tenta explicar o mecanismo que propiciou essa imensa variedade de seres vivos.
O homem existe há cerca de um milhão de anos , mas, na história dos seres vivos, nossa espécie é relativamente nova. Antes de nós já existiam algumas espécies parecidas conosco. Os cientistas procuram desvendar quais foram nossos ancestrais e explicar onde e como eles viveram.
Os biólogos já classificaram mais de 2 milhões de espécies de seres vivos, e ainda há mais por descobrir. Essa variedade de espécies, ou biodiversidade, é o resultado da evolução.
Uma população natural encontra-se em processo de evolução quando o seu conjunto ou “estoque” de genes (pool gênico) modifica-se por meio das sucessivas gerações. Com o passar do tempo, o processo evolutivo provoca alteração do conjunto gênico das populações, a origem de novas espécies e a extinção de outras através dos tempos. É A AVENTURA DA VIDA.