BioNatura

Blog criado para interagir com os alunos do ensino médio, abordando os temas Evolução, Ecologia e preservação do meio ambiente.

22 outubro 2006

ECOLOGIA - A CIÊNCIA DA SOBREVIVÊNCIA

A ecologia é um dos temas de maior interesse científico nos dias de hoje, e os conhecimentos gerados por esse ramo da ciência são fundamentais para o desempenho adequado das atividades humanas em seus variados setores. Por ecologia entendemos a totalidade da ciência das relações do organismo com o meio ambiente, compreendendo, todas as condições de existência. Em outras palavras, ecologia é o ramo da ciência que estuda todas as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
A ecologia proporciona constantes convites para a nossa reflexão.
Precisamos desenvolver cada vez mais uma mentalidade de respeito à vida, como passo indispensável para a preservação do mais diversos ecossistemas que compõem a biosfera da Terra e para uma relação harmoniosa e produtiva dos seres humanos com a natureza.
O derramamento de petróleo nos mares, a mortandade de toneladas de peixes nos diversos ambientes aquáticos, as praias interditadas em virtude da poluição, a devastação das florestas, a iminente extinção de espécies diversas, a água e os alimentos contaminados, os vazamentos nucleares, a liberação de gases venenosos para a atmosfera são entre outros, fatos tristemente presentes na mídia internacional, cujos efeitos colocam em risco o equilíbrio natural dos sistemas ecológicos.
O ser humano vem saqueando e agredindo a natureza, poluindo e exterminando seres vivos e recursos naturais. Essas atividades têm provocado desequilíbrios biológicos em inúmeros ecossistemas, com reflexos desfavoráveis. Na visão ecológica, o ser humano é despojado de sua posição de “centro do universo”, para ser apenas uma espécie entre tantas outras. Porém, como animais racionais, temos a obrigação de reconhecer os danos praticados e restabelecer o equilíbrio da natureza, já tão abalado, até como condição para a própria sobrevivência.
Assim, procurando estabelecer mecanismos de exploração racional dos recurso naturais e conservação da natureza, a ecologia pode se entendida como A CIÊNCIA DA SOBREVIVÊNCIA.